Eu nunca tinha visto antes, mas pelo q percebi o GazetaOnline anda fazendo isso. Confere?
Já vi vários icones, entre eles da Viminas e hoje do Itaú.
bom, se é proposital, eu não curto muito a idéia pois vc associa o ícone ao site. No caso do itaú fica claro q é publicidade, mas já tiveram ícones q eu não sabia que empresa era e assim fica até parecendo que é um novo símbolo do site.
Não tinha visto e fui conferir, está o ícone do Itaú. Concordo com o seu ponto, de que associamos o ícone ao site. Achei estranho e desnecessário por dois motivos:
1. Poucos reparam.
2. Não sei até que ponto isso "fortaleceria" a marca, visto que o tamanho é mínimo, sem link... Qual a grande sacada?
E o primeiro ponto, de poucos repararem, é ainda mais complexo, pois nem todo internauta é completamente descolado a ponto de ver isso como "nova mídia" (se é que podemos rotular assim). Eu acho que gera mais confusão que "estalo".
Cara, eu não diria que isso é uma nova mídia para veiculação de propaganda e talz.
Isso é mais branding e fixação de marca!
Porque pensa na seguinte situação: você gostou do site e favoritou para ver depois.
Quando você abre o seu favoritos, já aparece lá o ícone do site, ou o ícone do Itaú (dependendo do site), e se a logo for conhecida, melhor ainda, porque você nem lê o endereço do site, já clica no ícone da logo.
E esse esquema é antigo até... tem bastante tempo que isso é usado, mas acho que hoje é utilizado, de repente, em larga escala...
A questão que pensei também foi essa Celso, em relação aos favoritos. No meu caso que uso FireFox, tenho o GazetaOnline na barra de links rápidos, e ao lado do nome do site fica o favicon, e que por sinal não é deles. Logo fica uma imagem associada de forma errada.
Como a Dani falou, acho que é um espaço mínimo (16x16 px) para se explorar como "mídia", talvez causando mais confusão do que divulgação.
E ao contrário do que vc disse, pra mim isso é algo bem novo. Eu nunca tinha visto hehehe
Acredito que o Celso falou que não é novo na questão de usar um favicon para fixar a marca do "próprio" site, facilitando inclusive a percepção visual do mesmo quando for utilizar os favoritos... Se não foi dessa forma, não vejo sentido mesmo.
Agora, usar esse espaço para "fixar" outra marca que não seja a do site é algo novo pra mim também. E mantenho todo o meu raciocínio quanto a isso.
De repente eles não estão nem sabendo que colocaram um arquivo com um ícone errado lá...
Como eu não consigo acessar o Gazeta Online aqui, fica complicado de saber.
Quando a gente pensa lá no manual de aplicação da marca, será que a gente pensa nessa reduçao toda de 16X16px? Acho que é uma coisa que os desginers poderiam começar a pensar né?
hehehehehhe...
Porque "resumir" sua logo em um ícone é tenso né? : )
Entrei hoje e está o logo do GOL mesmo... que é bem semelhante ao do Itaú...
Será que vcs não fizeram confusão não?! Ou será que eles já tiraram a do Itaú de lá????
impossível crer que o itaú pagaria por isso... é tosco demais... desconfio que alguém lá dentro fez a troca apenas pra brincar com a semelhança das duas marcas...
Existem até ícones animados como favicon!
Estava dando uma olhada no case vencedor do Big Idea Chair do Yahoo, que foi o case do lançamento do Dark Temptation da Axe, que a CuboCC criou um jogo online Dark Temptation Game Saga, e o ícone é um "beijo animado". (eu vi o site no firefox)
O jogo online é muito irado! Um dos melhor produzidos que já vi.... mas é papo pra outra hora... hehehehe
Eu tinha visto os animados já Celso, são bem interessantes. Nunca tentei fazer.
Pelo que pesquisei rapidamente, basta pegar a imagem em gif animado na proporção certa e usar a linha:
menor link href="LINK_DO_ARQUIVO" TYPE="image/gif" REL="icon" maior
simples!
Ah, só pra constar, o Itaú continua aqui... hauhauhuah
Imagem em anexo.
abraços
Saindo um pouco do gazeta online em si... eu já vi jogos pra se jogar no "favico.ico"... muito tosko, mas dava pra usar as setas do teclado como controles.
É bom lembrar que a internet em si oferece muitos recursos que passam despercebidos...
hoje estamos vendo o favico.ico, antes foi o ajax que já existia e ninguém se interessava pelo seu uso (quem dera eu tivesse sacado um email em ajax la por volta de 2000 e tanto...).